Quem sou eu

Minha foto
Renata, mãe, esposa, mulher amiga, cristã. "Tenho em mim todos os sonhos do mundo"

Hora Certa


Postagens populares

Eu Recomendo

Seguidores



Faço Parte Nº 2232



Blog BoniFrati





Tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 21 de maio de 2012

Dicas Para Temperos



- Nunca deixe especiarias muito perto do fogão pois elas podem perder a cor e o sabor 
- Se uma receita exige ervas frescas e só tem os temperos secos, use um terço da quantidade de ervas secas como substituto. A secagem concentra o sabor.
- Para as carnes bovinas utilize só o sal grosso e nada mais. Ele deve ser passado por todos os lados da peça que será assada.
- Quando na receita pedir casca de limão ou laranja ralada, rale somente a parte verde ou amarela, pois a parte branca dará sabor amargo.
- Se misturar um pouco de azeite de oliva à pimenta-malagueta, o sabor ficará muito mais acentuado. O vinagre, ao contrário, vai tirar um pouco do seu gosto, deixando-a mais suave.
- A Salsa conserva-se por mais tempo se for picada e guardada num saco de plástico. Outra maneira de conservar a salsa fresca, lave, deixe secar e corte bem fininho. Depois guarde a salsa num vidro coberta de óleo.
- Coloque 3 ou 4 folhas de louro dentro da lata de farinha de trigo, Isto evitará a formação de fungos.
- A canela, a camomila, a erva-doce devem ser guardadas em sacos de papel e conservadas em recipientes de vidro. As folhas de camomila bem picadinhas na salada dão um sabor especial e ainda abrem o apetite.
- Melhore o sabor de uma lata de molho de tomate colocando-a numa garrafa de vidro e acrescente cebolinha verde e aipo picado. Depois de algum tempo, ficará com um sabor excelente.
- Para preparar um tempero de churrasco utilize os seguintes ingredientes: alecrim, salsa, orégãos, pimenta do reino, alho, sal e M.S.G. (monossódico glutamato).
- Molho de vinagrete funciona como molho para a salada, combina com a linguiça bem assada e até serve como recheio do pãozinho francês.
Sal- Um, saleiro que deixa cair sal demais pode ser consertado tampando-se alguns dos furos com esmalte incolor.
- Como a maioria das receitas inclui sal e pimenta, tenha sempre à mão um saleiro grande com uma mistura dos dois. Uma boa combinação é 3/4 de sal e 1/4 de pimenta.
Alcaparra- Suavize o forte sabor das alcaparras, deixando-as de molho em vinho branco, assim que forem retiradas do vidro em conserva.
Alecrim - Serve para temperar carnes em geral, mas fica óptimo em carne de porco e é indispensável no bacalhau ao forno.
- Misture numa tigela um pouco de alecrim fresco, pimenta-do-reino branca moída, meia colher de sal grosso e azeite. Deixe no frigorífico por meia hora, assim o tempero entra mais na carne.
- Salpique folhas de alecrim sobre o carvão da churrasqueira, ele dará um sabor especial à sua carne.
- Ate ramos de alecrim para pincelar assados.
Zimbro- Para deixar bifes ou pedaços de carne de cordeiro saborosos, faça uma pasta de zimbro e vinho tinto. Espalhe sobre as carnes antes de cozinhar.
- As bagas secas de zimbro (inteiras ou moídas) são usadas no preparo de patês e de marinados, em conservas, que acompanham carnes frias.
- São as carnes de caça as maiores beneficiadas com a adição do zimbro, perdendo o sabor forte, muitas vezes rejeitado.
Alho- Antes de fazer tempero em grande quantidade, deixe os dentes de alho em água filtrada. Eles ficam fáceis de descascar e não deixam os dedos a arder.
- O alho confere diversos sabores aos pratos, dependendo de como você os corta. Quando esmagado ou amassado, o aroma é mais activo. Para que fique mais suave, use-o inteiro em pedaços grandes.
- Suavize o tempero mergulhando alguns talos de salsinha amarrados no cozido ou na sopa e leve de volta ao fogo. A salsinha tira o gosto do alho.- Para quem não gosta de muito alho: passe pela varinha mágiva ou moedor de carne 3 kg de cebola, 10 folhas de louro, 500 gramas de alho, 4 colheres de sopa de orégãos e 2 maços de cheiro verde. Depois de tudo moído, junte meio quilo de sal, tampe e deixe descansar. No dia seguinte, junte mais meio quilo de sal, tape de novo e deixe por mais 24 horas. Repita a operação até completar 3 kg de sal. Guarde em vidros bem fechados. Dura vários meses e serve para carnes, legumes, o que quiser.

2 comentários:

Solange Fernandes disse...

Oi meninas! Vim agradecer o carinho, e o recadinho no blog.
Adorei as dicas, para mim, que não sou boa de cozinha. Nunca é demais saber uns segredinhos. Sucesso no blog.Bjs

Blog SuReAll disse...

Oiiii com certeza aprender um pouquinho sempre eh bom rsrsrs. Muitissimo obrigada, bjinhosss