Quem sou eu

Minha foto
Renata, mãe, esposa, mulher amiga, cristã. "Tenho em mim todos os sonhos do mundo"

Hora Certa


Postagens populares

Eu Recomendo

Seguidores



Faço Parte Nº 2232



Blog BoniFrati





Tecnologia do Blogger.
quarta-feira, 18 de julho de 2012

Casamento e Sexualidade



Casamento consolidado, filhos nascidos e uma vida que gira em torno do trajeto casa-escola dos pequenos. Junte isso às inúmeras atividades profissionais do dia a dia, e o resultado é uma rotina cansativa que nos leva a algumas dúvidas. Afinal, como fica a vida sexual de um casal após os filhos– 
muitas vezes mais parceiros no pagamento de contas e na manutenção da família do que amantes? E as mais importante: como fica a qualidade do sexo? E como garantir a paixão ao longo do tempo?

As respostas são inconclusivas. A verdade é que cada casal e sua família têm uma dinâmica própria e podem encontrar suas receitas. Mas, para isso, é bom saber identificar onde estão os verdadeiros problemas.

“Há uma multiplicidade de papéis: profissional, afetivo, sexual e a vida com filhos. Não atribuiria a falta de qualidade na vida sexual aos filhos, mas sim à sobrecarga de papéis e à dificuldade de priorizar relações”, analisa a psicóloga do Hospital das Clínicas (HC) Elenita Favarato. Segundo ela, algumas áreas ocupam um espaço tão grande na vida da pessoa que ela fica com dificuldade de se dedicar a todas e a se perceber em todas as esferas.

Elenita acredita que a vida profissional tem ocupado um lugar muito grande na vida dos indivíduos, com nível de exigência alto. No caso da mulher, a situação é pior, pois tem de conjugar isso à maternidade, outro papel bastante exigente e, muitas vezes, às atividades do lar. “Assim que os filhos nascem, viramos mais mãe que mulher. É um papel que pega de surpresa. Tornamo-nos mãe integralmente. E, quando mal está se adaptando com a maternidade, a mulher volta ao trabalho”, exemplifica a Dra. Elenita.

Há outros fatores a serem levados em conta na hora de analisar a vida sexual saudável de um casal, como questões hormonais, que mudam conforme a etapa da vida. É preciso que a mulher fique atenta e visite um médico caso perceba alterações. Também não se pode ignorar a qualidade das relações afetivas. “Muitas vezes a sexualidade fica comprometida em função de um relacionamento empobrecido com o parceiro como um todo. O casal perdeu a parceria, com reflexo na sexualidade”, indica a psicóloga do HC.

Criatividade a Dois

Para esses casos, Elenita aconselha conversar a respeito, pensar nas dificuldades e entender o que acontece com o casal. Recomendações que a jornalista Liliana Barbosa sempre procurou colocar em prática. Com dois filhos, hoje com 19 e 21 anos, ela acredita que o tempo melhora a vida sexual. ”Com os filhos crescidos é mais tranquilo, porque não demandam mais tanto do nosso trabalho 'braçal': mamadeiras, idas ao banheiro, banhos”, acredita.

Ela lembra que problemas financeiros existem na vida de qualquer casal e reconhece que isso às vezes afeta a vida sexual. Mas acredita que existem diferentes formas de lidar com as dificuldades.
“Sempre há aquela noite de sexta na qual podemos dormir mais tarde. A proposta é deixar essa noite para usar uma lingerie mais sensual, ver um filme mais picante ou planejar uma saída a dois”, conta. “É preciso cuidar da relação para não deixar a rotina 'ir para a cama', como tantos outros assuntos da vida de um casal com filhos”, completa a jornalista.
Aliás, no dia a dia de um casal com filhos, estes costumam ser a principal preocupação. Equilibrar a atenção dada à vida amorosa e às crianças ou aos adolescentes é uma das tarefas mais difíceis, porém necessárias, afirma Elenita. “É preciso colocar limites para os filhos, que não podem invadir o quarto dos pais”, sentencia.

Para a psicóloga, a falta de limites é um pouco consequência da já citada sobreposição de papéis e também da falta de tempo das pessoas: “Preenchemos tanto o tempo, que temos dificuldade de colocar limites nas coisas. Somos permissivos. De repente, você se dá conta que não possui tempo para você mesmo, para o autocuidado, para as atividades de prazer”, pondera.

O alerta mais importante, no entanto, é também um dos mais simples: manter vivo o namoro e o mistério. A jornalista Elenita dá suas dicas: “Namorar casado é muito melhor. Não deixar a porta do banheiro aberta quando se toma banho, se arrumar longe do parceiro, surpreender com um vestido novo, deixar o outro sempre com aquela sensação de estar namorando a mesma mulher, mas nunca sendo a mesma. Isso vale, claro, também para o homem. Namorar é preciso. Sempre”.

Fonte: gineco.com

1 comentários:

Anônimo disse...

Oie,vim conhecer seu blog e estou seguindo,tbm sou blogueira unida,e te convido a me seguir tbm Bjks bom fds
http://blogcrisvaidosa.blogspot.com.br/