Quem sou eu

Minha foto
Renata, mãe, esposa, mulher amiga, cristã. "Tenho em mim todos os sonhos do mundo"

Hora Certa


Postagens populares

Eu Recomendo

Seguidores



Faço Parte Nº 2232



Blog BoniFrati





Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Etapas de um Relacionamento


Pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil com 16 mil jovens de 14 capitais do País apontou que a maioria prefere “ficar” antes de se decidir por um compromisso, e que muitos desses jovens tiveram relações sexuais com quem ficou.
O ficar é uma etapa com menor senso de responsabilidade, respeito e fidelidade ao parceiro. Nesse período de paixão, as pessoas se entregam mais rápido, mas, também, se enganam muito mais facilmente. Por isso, é muito importante passar por algumas etapas para construir um relacionamento sólido como aproximar, conhecer, avaliar e escolher.
Um casal precisa basear seu relacionamento no amor inteligente, construir sua casa e sua família passo a passo. Um relacionamento sério e duradouro para que se edifique exige do casal o cumprimento de algumas etapas, na seguinte ordem: paquera, namoro, noivado, casamento, adaptação e filhos.
analisaram cada passo desse processo de aproximação e conhecimento do casal.
Paquera - é o momento de analisar, ainda que à distância, o pretendente. Saber o que o outro tem que lhe agrada e imaginar como seria o namoro. Conhecer os amigos e, por meio desses, ir conhecendo a pessoas até se aproximar com segurança, responsabilidade e respeito. A troca de olhares, um sorriso, tudo vai fazendo brotar um desejo de estar perto.
Namoro - é a fase em que o casal pode avaliar se as expectativas da paquera são reais, se de fato é bom estar na companhia do outro. É quando surgem as primeiras diferenças e ambos podem avaliar se é possível tolerá-las. Perguntas sobre o futuro, projetos de vida, valores morais, se querem ter filhos, crenças, etc. Tudo isso é importante ser questionado, para que se veja se são compatíveis, pois o namoro não é somente o contato físico, mas, principalmente os objetivos em comum.
O noivado - é o passo seguinte do casal que, depois do namoro, conclui que deve seguir em frente. Nesta fase, devem ser traçados os projetos em conjunto. É hora de definirem as “cláusulas contratuais” e os detalhes de como será a vida a dois. Nada pode ser deixado para pensar depois do casamento. Isso ajuda a diminuir atritos.
Casamento – Agora, se estão preparados para a formação de uma nova família, este é o próximo passo. Os costumes das famílias de origem darão lugar a uma nova, que o próprio casal construiu. Obviamente, o respeito às etapas anteriores fará com que diminua, em muito, a probabilidade de problemas.
Adaptação - serve para o casal avaliar desejos como o de ter filhos. Se ambos o querem, é importante que, primeiro, usem um espaço de tempo para curtirem a vida a dois e terem estabilidade econômica, para, aí sim, passarem a essa nova etapa.

O fato de pular todas as etapas não significa que o relacionamento não possa dar certo, mas o risco é muito grande. Tratando-se de algo que a gente sabe que é para a vida toda, devemos eliminar os riscos de conflitos entre o casal. E quando conhecemos bem a pessoas, estamos mais seguros de um relacionamento firme.
Paulo Sergio, autônomo, e sua esposa Betânia da Silva, vendedora, casados há 9 anos, paqueraram por 6 meses, porque, segundo Paulo, ele “já havia entendido que ela gostava dele, mas queria tempo para observá-la melhor e conhecer suas atitudes”.
Porém, do namoro ao casamento e ao primeiro filho passaram-se menos de dois anos. Segundo ela, nessa fase, Paulo dava prioridade aos amigos, mesmo depois do bebê nascer, deixando-a muito só em casa. Havia brigas entre o casal. Foi, então, que ela resolveu procurar a Terapia do Amor.
Paulo foi percebendo a mudança de comportamento em Betânia. Ela já não respondia com agressividade às provocações dele e sempre estava disposta ao diálogo. Ele despertou, e também passou a participar das reuniões. Hoje, eles conhecem bem um ao outro e são muito felizes no casamento.
    Fonte: Arca Universal


2 comentários:

Ana Brito disse...

Olá,sou Bu 2544,vim conhecer seu blog e já estou te seguindo!Dá uma olhadinha no meu blog número 2,ele ainda é um bebê!Abraço!!! http://meurefugiomeucantinho.blogspot.com.br

Blog número 1: http://dycroche.blogspot.com.br

Unknown disse...


Olá, passei para conhecer o seu blog gostei muito e já estou te seguindo, também sou Blogueira Unida, e te convido a conhecer meu cantinho e se gostar me siga também...
www.bybeiju.blogspot.com.br , bjim e até lá!